Só cinco deputados do Paraná assinam CPI da Lava Jato | Jornal Plural
14 set 2019 - 11h12

Só cinco deputados do Paraná assinam CPI da Lava Jato

CPI já conta com 175 assinaturas na Câmara dos Deputados. Dos trinta paranaenses, apenas os três petistas e mais dois querem investigação.

Dos 175 parlamentares que assinaram o pedido de instalação da CPI da Lava Jato, cinco são paranaenses. Um sexto deputado, Schiavinato, do PP, chegou a aparecer na lista, mas mandou nota de esclarecimento dizendo que não assinou e que não sabe como seu nome foi parar lá.

Com isso, dos 30 paranaenses na Câmara, apenas Gleisi Hoffmann (PT), Enio Verri (PT), Zeca Dirceu (PT), Leandre (PV) e Aliel Machado (PSB) apoiaram a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, que pretende investigar as ações da força-tarefa do Ministério Público Federal.

O motivo do requerimento é a suposta articulação entre os membros da Procuradoria da República no Paraná e o então juiz Sérgio Moro da 13.ª Vara Federal de Curitiba, tornada pública pelo Intercept. Para os deputados, o possível conluio viola as garantias fundamentais, constitui fraude processual e abuso de autoridade.

Agora, cabe ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorizar e instalar a comissão, que deverá ser composta por 31 deputados titulares e 31 suplentes. O prazo para as investigações é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias.

Colaborou Rafaela Moura.

Últimas Notícias