Ratinho deve levar Reforma da Previdência à Assembleia na próxima semana | Jornal Plural
Clube Kotter
12 nov 2019 - 23h35

Ratinho deve levar Reforma da Previdência à Assembleia na próxima semana

Ideia é mudar as regras de aposentadoria do funcionalismo de acordo com a reforma aprovada em Brasília pelo governo Bolsonaro

O governador Ratinho Jr. (PSD) deverá mandar para a Assembleia Legislativa já na próxima semana o projeto de Reforma da Previdência do funcionalismo estadual. A proposta deve seguir a linha da mudança aprovada no Congresso Nacional.

O conteúdo da reforma de Ratinho ainda não foi revelado. No entanto, a maioria que o governador tem na Assembleia deve garantir a aprovação. A maior barreira não deverá ser a oposição, mas sim a atuação de um grupo de deputados eleitos principalmente com apoio das polícias, a famosa Bancada da Bala.

A ideia do governo parece ser a de aprovar a reforma rapidamente, no final do ano legislativo, dando pouco tempo para que os servidores se organizem, e gerando uma calmaria logo em seguida, com o recesso legislativo e as férias de fim de ano.

A última Reforma da Previdência estadual deu origem ao famoso caso do 29 de abril. Em 2015, o então governador Beto Richa (PSDB) mandou para a Assembleia uma proposta, retirando 33 mil servidores do fundo financeiro e passando para o fundo previdenciário, o que, na prática, fez com que o fundo de aposentadoria dos servidores começasse a ser gasto mais rapidamente, aumentando a insegurança do sistema.

Últimas Notícias