PSB agora tem de Freixo a Alexandre Curi

O PSB é um partido particularmente flexível. Nesta semana, filiou dois dos nomes mais importantes da esquerda nacional: o governador Flávio Dino, do Maranhão, que deixou o PCdoB; e Marcelo Freixo, ex-PSol, que pretende disputar o governo do Rio de Janeiro.

Olhando assim, parece que está se formando um novo partido à esquerda, algo entre o PDT e o PT, talvez. Mas por outro lado, o partido tem gente de centro e outros visivelmente de direita. No Paraná, por exemplo, além do histórico presidente Severino Araújo, o PSB tem do esquerdista Aliel Machado ao deputado Alexandre Curi, passando pelo ex-prefeito Luciano Ducci.

O partido tradicionalmente tem preferido apoiar candidatos de outras legendas de centro-esquerda à Presidência. Esteve com o petismo durante os governos de Lula e Dilma, por exemplo. Na eleição passada, chegou a pensar em Joaquim Barbosa, mas não deu certo. Agora, fala em filiar Luísa Trajano…

Entender o novo PSB parece um desafio importante, já que o partido vai ganhando espaço e poder, mas ainda está livre no cenário para 2022.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima