Pedágio paranaense termina como começou, com desaforo ao cidadão

Governo Ratinho não consegue substituir pedageiras e motorista terá que se espremer ao lado de cancelas

É absolutamente compreensível que o Governo do Paraná não tenha sido capaz de realizar a nova licitação para escolher quem vai cuidar das estradas do estado a partir desta sexta-feira. Afinal, o aviso do fim do contrato com as atuais pedageiras foi feito com apenas 23 anos de antecedência. Quem poderia deixar tudo pronto assim, em cima da hora?

O descaso do governo Ratinho Jr (PSD) com a questão é a chave de ouro para um dos contratos mais absurdos já feitos pelo governo estadual. No fim dos anos 90, Jaime Lerner criou um sistema com tarifas abusivas e entregou tudo na mão de seis concessionárias. O que se viu desde então foi uma série de descalabros.

  • Já de cara o governo baixou a tarifa pela metade, mas ficou evidente que isso duraria só até a reeleição de LErner. Depois, veio de novo o preço lá em cima.
  • Como teriam tido perdas (!) nesse período, as pedageiras começaram com a história do equilíbrio econômico-financeiro, uma expressão que nos últimos vinte e três anos o paranaense se acostumou a ouvir já levando a mão ao bolso para proteger a carteira.
  • Apesar dos preços várias vezes superiores ao dos pedágios federais, por exemplo, as obras nunca saíam, e muitas estradas pedagiadas passaram as décadas sem duplicação.
  • Depois descobriu-se ainda que havia chunchos, e embora as pedageiras tenham sido obrigadas a baixar um pouco o preço, não perderam os contratos.
  • Teve gente, como o próprio presidente da Associação Brasileira de Concessões Rodoviárias no PAraná, que foi para a cadeia. Mas nem assim os preços baixaram a um valor razoável.

Agora chegamos a isso. Depois de 23 anos sendo penalizado por um pedágio malfeito, o motorista será deixado sem ninguém para assumir no lugar de quem explorou o serviço. As concessionárias, depois de emboisados os lucros, abandonam as praças de cobrança mas também o serviço (pelo menos pintavam a sinalização e roçavam um matinho aqui e ali, entre outras coisas).

E aí você pensaria: então pelo menos o motorista não vai mais ter problema nas cancelas, que estarão abertas. Nem isso. O governo Ratinho vai exigir que todo mundo passe pela lateral da estrada, no que está sendo chamado de “canalização”.

Tudo indica que o paranaense vai ficar um tempo sem precisar pagar para se deslocar nas estradas. E depois da eleição, caso Ratinho consiga se manter no poder, como aconteceu com Lerner em 98? O que vem por aí?

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