Manobra de Ratinho deixa Requião mais perto do PT

Governador conseguiu apoio de bancada do PSB para reeleição

O governador Ratinho Jr. (PSD) conseguiu, com uma única ida a Brasília, complicar bastante a ida de Roberto Requião para o PSB. Nesta quinta (2), Ratinho se reuniu com o presidente nacional do partido e com toda a bancada de deputados do PSB paranaense.

Curiosamente, nem mesmo os deputados mais à esquerda do PSB se furtaram a comparecer. Estiveram lá Aliel Machado e Luciano Ducci, os dois federais; e os cinco estaduais:? Alexandre Curi, Artagão Filho, Romanelli, Tiago Amaral e Jonas Guimarães.

O PSB acabou no evento deixando claro que tem interesse em apoiar a reeleição de Ratinho, até porque todos os deputados da Assembleia estão ao lado dele. (E quase todos deixaram o MDB justamente por não se acertarem mais com Requião.)

Requião deixou o MDB prometendo ser candidato ao governo, portanto não faria sentido ir para um partido que vai apoiar Ratinho. Assim, o PSB, que já foi considerada a primeira opção do ex-governador, deixa a porta quase fechada. Agora, só com uma intervenção da executiva nacional – que não deve acontecer, uma vez que isso aniquilaria a bancada estadual.

Requião reagiu dizendo que uma caravana de “ratazanas” tenta atrapalhar sua entrada no PSB, mas deu a entender que pode recorrer a Carlos Siqueira, Marcelo Freixo e Flávio Dino. No entanto, o que parece mais provável é que isso o aproxime em definitivo do PT.

No PDT, outra opção de centro-esquerda, o principal nome do partido, Gustavo Fruet, também não aceita a entrada do ex-governador. No PT, por outro lado, Gleisi Hoffmann já deu a entender que Requião seria recebido de braços abertos.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima