Greca faz post falando que curitibanos "eslavos" celebram o frio e é criticado - Jornal Plural
30 jul 2021 - 16h56

Greca faz post falando que curitibanos “eslavos” celebram o frio e é criticado

Deputado Goura disse que prefeito cria “clima da Alemanha dos anos 30”

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), resolveu comemorar o forte frio que a cidade enfrenta nesta semana. Num post de Twitter, falou da beleza do Jardim Botânico debaixo da geada. Provavelmente já seria criticado por celebrar uma frente fria que penaliza os curitibanos mais pobres – ainda mais numa situação em que os abrigos da cidade aparentemente estão com problemas para atender a população em situação de rua.

Mas a crítica mais forte veio porque o prefeito retomou a velha distinção entre os curitibanos “europeus” e os demais. Segundo ele, os curitibanos que têm “DNA eslavo, polonês, ucraniano ou europeu” celebram o cartão postal. E ainda terminou o post com a expressão “Brasil Diferente”, em referência à teoria de que, ao contrário do Brasil como um todo, o Paraná seria mais “europeu” (ou seja, “mais branco”

A postagem causou uma briga entre políticos. O deputado estadual Goura (PDT), que perdeu a eleição de 2020 contra Greca, insinuou que o prefeito estava sendo eugenista.

A resposta veio do líder de Greca na Câmara, Pier Petruzziello (sem partido).

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

3 comentários sobre “Greca faz post falando que curitibanos “eslavos” celebram o frio e é criticado

  1. O Pier tinha é que explicar a sua participação nos rolos do ex sogro. É um político igual biruta de aeroporto. Muda de ideologia conforme o interesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias