Governo Bolsonaro mentiu sobre vacinas contratadas, mostra documento

Deputado Gustavo Fruet mostra que ministério gastou R$ 1,1 milhão em propaganda falsa

O Ministério da Saúde não só mentiu como pagou para mentir sobre o número de doses de vacinas contratadas, afirma o deputado federal paranaense Gustavo Fruet (PDT). Um pedido de informações respondido pelo governo comprovaria isso.

O próprio ministro Marcelo Queiroga repetiu a informação. “O governo federal já tem contratados mais de 560 milhões de doses de vacina”, disse ele, após reunião do comitê de combate à Covid, que reúne Executivo, Legislativo e Judiciário.

O governo Bolsonaro fez propaganda afirmando já ter contratado 560 milhões de doses de vacinas contra a Covid. Fruet perguntou oficialmente se esse era o número contratado ou se era apenas o indicativo de intenção de compra.

A resposta do Ministério não deixa dúvidas sobre a “manobra publicitária”. “Pode-se afirmar que das 575.912.870 doses destravadas para atendimento das ações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid, já foram contratadas 281.023.470 doses”.

Fruet está encaminhando informações do Ministério para CPI da Covid no Senado e ao Tribunal de Contas da União. “É muito grave. Além da clara falta de organização e planejamento no enfrentamento à pandemia, o governo ainda usa dinheiro público para criar falsas expectativas na população sobre o plano de vacinação”, afirma o deputado.

O ministério admite ter gastado R$ 1,1 milhão anunciando a compra das 560 milhões de vacinas. Imagina-se que com esse valor seria possível comprar 20 mil doses de imunizante.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima