Família de ex-chefe de gabinete de Greca ganha nova licitação no ICS | Jornal Plural
3 abr 2019 - 6h00

Família de ex-chefe de gabinete de Greca ganha nova licitação no ICS

Empresa Plus Santé, ligada à família de João Alfredo Costa Filho, deve permanecer com contrato no ICS

Com informações de Rodrigo Silva.

A empresa da família de João Alfredo Costa Filho, ex-chefe de Gabinete de Rafael Greca (DEM), está prestes a ganhar mais um contrato com órgãos da administração municipal. João Alfredo caiu do cargo em fevereiro depois de denúncia do Plural de que a Plus Santé, ligada à sua família, fazia trabalho de remoção médica para estruturas ligadas à prefeitura.

A Plus Santé, que oficialmente pertence a duas pessoas da família de João Alfredo, participou novamente da licitação do Instituto Curitiba Saúde, o ICS, uma espécie de plano de saúde dos servidores municipais. Apresentou o menor preço, e agora está na fase de apresentação de documentos. Como já prestava o serviço, dificilmente será barrada.

Coordenador da campanha de Greca, João Alfredo, conhecido por sua campanha para presidir o Athlético Paranaense, acabou chefiando o gabinete do prefeito durante os dois primeiros anos de mandato.

João Alfredo pediu exoneração do cargo no mês passado e alegou que ela foi motivada por questões pessoais. Segundo ele, não havia qualquer relação com as denúncias de contratos ilegais da empresa com a Prefeitura. Ele foi o principal articulador da aproximação entre o prefeito e o então governador Beto Richa (PSDB) em 2016.

A Plus Santé presta serviços para o Instituto Curitiba Saúde (ICS) desde 2007 e é responsável pelo atendimento de servidores municipais. Nessa época, Alfredo não ocupava qualquer cargo público. Conforme revelado pelo Plural, a última licitação vencida pela empresa no ICS foi de 2013. Até o início do ano, os contratos eram prorrogados anualmente.

Em duas dessas renovações, João Alfredo já ocupava um cargo importante dentro da administração municipal. A Plus Santé também mantém contato com o Edifício Delta que é um condomínio ocupado por órgãos da Administração Pública de Curitiba. Antes de ser exonerado, o ex-chefe de gabinete negou a existência de irregularidades nos contratos e disse: “O ICS não é da prefeitura e eu não tenho que te responder isso”.

O outro lado

Em nota, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) informa que o pregão eletrônico para a contratação de empresa especializada na remoção de urgência e emergência por transporte de ambulância para os beneficiários do plano de saúde ainda encontra-se em andamento e inclui três empresas.
A fase atual é a de habilitação da empresa que ofereceu o menor preço, que deve apresentar a documentação exigida em edital. Ou seja, o processo licitatório ainda não estaria encerrado. Após o resultado desta fase, abre-se o prazo legal para recursos das demais participantes. Ainda segundo o ICS, a Plus Santé presta serviços ao município desde 2007, em processos que seguiram o trâmite legal e que foram detalhados em questionamentos anteriores do Plural.

Últimas Notícias