A enorme diferença de tempos transformou o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) e o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) em protagonistas do Horário Eleitoral Gratuito em Curitiba. Nesta sexta (30), estreia dos programas no rádio e na tevê, ficou claro que os dois serão os únicos com tempo suficiente para se apresentar com calma – aos outros, restou tempo apenas para falarem o básico.
Eduardo Pimentel usou seus mais de quatro minutos para reforçar a ideia de que está preparado para administrar a cidade. Seus dois padrinhos, Rafael Greca e Ratinho Júnior, ambos do mesmo PSD, apareceram em mais de um momento para deixar claro que aquele é seu candidato – e deu tempo até para um breve depoimento do avô do candidato, o ex-governador Paulo Pimentel.
Luciano Ducci foi quem deu mais espaço para o vice: Goura (PDT) apareceu quase em pé de igualdade com Ducci, passando a ideia de que os dois, caso eleitos, governariam juntos. Evidentemente trata-se de uma tentativa de colocar Ducci mais à esquerda, para conseguir os votos do eleitor típico do PT e de Goura.
Ney Leprevost (União) e Maria Victoria (PP) tiveram pouco mais de um minuto cada. Ney não perdeu a chance de apresentar sua vice, Rosangela Moro (União), mas o programa é tão curto que nem deu chance de uma pontinha para o senador Sergio Moro (União). Maria Victoria fez um comercial no estilo “Nextel”, andando pelo calçadão da XV e insistindo na ideia (já explorada no debate da Band) de que mulheres são mais cuidadosas com as pessoas.
Os dois últimos no ranking de tempo, Andrea Caldas (PSOL) e Luizão (Solidariedade) não chegam a 30 segundos. A professora usou seu tempo para falar de educação, e Luizão só teve como dizer que foi prefeito de Pinhais.
Roberto Requião (Mobiliza), Cristina Graeml (PMB), Felipe Bombardelli (PCO) e Samuel de Mattos (PSTU) não aparecerão no Horário Eleitoral Gratuito, visto que seus partidos não têm representação suficiente no Congresso.