Deputados votam plano de Ratinho para cobrar 14% de aposentados

Reforma previdenciária vai ser discutida nesta quarta (2) na Assembleia

A Assembleia Legislativa do Paraná incluiu na pauta de votações desta quarta-feira (2) um projeto do governador Ratinho Jr. (PSD) que aumenta a cobrança previdenciária dos servidores inativos e reduz a quantia paga pelos policiais militares. O discurso do governo é de que isso apenas “harmoniza” a legislação estadual com a reforma promovida em Brasília pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Para os aposentados civis, a aprovação do projeto significará a passagem de 11% para 14% de contribuição – o valor a mais será cobrado acima de três salários mínimos nacionais. No caso dos policiais militares, haverá redução: de 11%, eles passarão a pagar 10,5% de contribuição sobre seus salários.

Os últimos governos do Paraná vêm tomando medidas cada vez mais rigorosas para diminuir o custo da previdência pública. Até o governo Roberto Requião (MDB),. não havia cobrança de contribuição de inativos, por exemplo – a cobrança foi instituída por Beto Richa (PSDB), no famoso episódio do 29 de abril de 2015,

Os sindicatos dos funcionários civis se contrapõem fortemente ao novo projeto de Ratinho, mas com a pandemia nem terão a oportunidade de participar da sessão da Assembleia Legislativa e contestar a aprovação, uma vez que as sessões neste momento são remotas.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima