Traiano fecha chapa para tentar quarto mandato na Alep | Jornal Plural
6 ago 2020 - 11h43

Traiano fecha chapa para tentar quarto mandato na Alep

Tendência é que eleição tenha chapa única mais uma vez

Com a eleição da Mesa Diretora confirmada para o dia 10 de agosto, as articulações políticas estão a todo vapor na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB) confirmou em requerimento enviado a Diretoria Legislativa da Casa, que vai tentar o quarto mandato consecutivo no comando. Para isso, ele terá a companhia do 1º secretário, Luiz Claudio Romanelli (PSB) na chapa.

Conforme vem sendo noticiado pelo Plural, a tendência é que a eleição tenha chapa única pela quarta vez consecutiva e, com isso, Traiano deve ser reeleito com facilidade. O atual presidente vai ficar a apenas um mandato de empatar com o lendário Aníbal Khury, que comandou a Alep cinco vezes. Contudo, a estrutura de poder do atual presidente passou por algumas mudanças para concorrer nesse pleito.

A primeira mudança veio com a saída de Plauto Miró (DEM) do cargo de 1º vice-presidente do Legislativo, em seu lugar, está inscrito o deputado Tercílio Turini (PPS). Plauto teve seus atritos com o governo na atual legislatura, em uma de suas falas em fevereiro de 2019, quando chamou deputados da Alep de “gulosos” nos pedidos que recebia quando era 1º primeiro secretário. Em outro atrito público, Plauto fez insinuações de possíveis falcatruas na Secretaria Estadual de Saúde, sobre a compra de insumos da Covid-19.

Na última legislatura, Tercílio era o 2º vice-presidente e, em seu lugar, está inscrito o deputado Do Carmo (PSL). Deputado de oposição, Requião Filho (MDB) deve permanecer como 3º vice-presidente. Como 2º secretário, o deputado Gilson de Souza (PSC) também está mantido.

Na função de 3º secretário há outra alteração, Marcel Micheletto (PP) assumiu a Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Governo do Paraná. Com isso, o deputado Alexandre Amaro (Republicanos) foi indicado para a função. Na última alteração, o deputado e apresentador Gilberto Ribeiro (PP) troca com Nelson Luersen (PDT) e será o 5º secretário da Alep. Enquanto o pedetista vai ficar com a quarta secretaria.

Composição da chapa “Parlamento Forte”

Presidente: Ademar Traiano (PSDB)

1º vice-presidente: Tercílio Turini (PPS)

2º vice-presidente: Do Carmo (PSL)

3º vice-presidente: Requião Filho (MDB)

1º secretário: Luiz Claudio Romanelli (PSB)

2º secretário: Gilson de Souza (PSC)

3º secretário: Alexandre Amaro (Republicanos)

4º secretário: Nelson Luersen (PDT)

5º secretário: Gilberto Ribeiro (PP)

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Últimas Notícias