Beto Preto fala em terminar vacinação em outubro, mas números não indicam isso | Jornal Plural
10 jun 2021 - 10h28

Beto Preto fala em terminar vacinação em outubro, mas números não indicam isso

Quase no fim do primeiro semestre, foram vacinados 2,3 milhões de paranaenses

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, disse nessa quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa, que pretende vacinar toda a população do Paraná contra a Covid-19 até o fim de outubro. Disse ainda que essa é uma expectativa conservadora, para não causar falsas expectativas.

“O Ministério da Saúde coloca meta para dezembro para a primeira dose. Estamos colocando como meta final de outubro, sendo bastante econômico para não criar falsas expectativas e incentivando que todos tomem a vacina”, disse Beto Preto.

Oxalá o secretário esteja certo, mas os números apresentados por ele mesmo na sessão mostra quanto estamos longe dessa previsão. Desde o início do ano, em cinco meses de esforço, foram vacinados com a primeira dose 2,3 milhões de paranaenses, menos de um terço do necessário para chegar à totalidade da população adulta. O estado tem 11 milhões de habitantes.

Para conseguir cumprir o prazo dado pelo secretário (e nem estamos falando da segunda dose), será necessário acelerar tremendamente a vacinação nos próximos meses – o que depende principalmente de Jair Bolsonaro acordar e comprar mais doses.

Até agora, o Paraná recebeu 6 milhões de doses, número que não é suficiente nem mesmo para dar a primeira dose para toda a população adulta.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do Plural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias