Artistas de Rua pedem que Greca atenda a todas as reivindicações da classe | Jornal Plural
19 fev 2019 - 0h00

Artistas de Rua pedem que Greca atenda a todas as reivindicações da classe

O prefeito Rafael Greca (PMN) atendeu parcialmente às reivindicações dos artistas no novo decreto que legisla sobre as atividades dos artistas de rua. Embora essa…

O prefeito Rafael Greca (PMN) atendeu parcialmente às reivindicações dos artistas no novo decreto que legisla sobre as atividades dos artistas de rua. Embora essa seja considerada uma vitória, a classe artística destaca que o manifesto vai continuar vigente até que todas as leis sejam aprovadas de forma integral.

A Prefeitura acatou alguns dos pedidos dos artistas e isso resultou na revogação do decreto nº 1.422 de 2018. Porém, os seguintes itens não foram atendidos: as alterações nas limitações dos níveis de ruído e a exclusão da capoeira como uma linguagem compreendida como arte de rua. De acordo com a Prefeitura, eles estão previstos em lei e qualquer mudança dependeria de autorização da Câmara Municipal.

No último dia 28, um dos representantes dos artistas de rua em Curitiba, Palhaço Chameguinho chegou a se acorrentar por 22 dias na Rua XV, para que pudesse pedir a revogação do decreto anterior. Sobre a nova legislação, ele destaca que foi surpreendido pela atitude da Prefeitura e que atender essas reivindicações, pode ser considerado uma vitória. Porém, o assunto continuará sendo discutido para unir as ponderações de ambas as partes.

Para o músico Raul Nemes, a lei do artista deve continuar sendo debatida. De acordo com ele, como houve a criação de um grupo de trabalho com o Conselho da Cultura e nada foi entendido nem acolhido de forma integral, o manifesto deve continuar até que todas as reivindicações sejam atendidas. Porém, ele destaca os artistas vão protestar de outra forma, por meio de um caráter informativo e explorando a legislação vigente.

O assunto vai voltar a ser discutido nesta quarta-feira (20) em uma audiência pública com os artistas de rua de Curitiba. O evento vai acontecer na Câmara Municipal e está marcado para ás 14h.

Últimas Notícias