Advogada feminista é nova desembargadora do TJ

A advogada Priscilla Placha de Sá foi escolhida para ocupar a vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça do Paraná. Atuante há duas décadas no direito criminal, a advogada é também professora do Departamento de Direito da Universidade Federal do Paraná.

O nome da advogada foi anunciado nesta segunda pelo governador Ratinho Jr. (PSD), que recebeu a lista tríplice da OAB. Priscilla ocupará a vaga aberta com o falecimento de Cláudio de Andrade.

Além de representar um aumento na representatividade feminina no Tribunal (embora sejam mais de 50% da população, as mulheres ocupam só 16% das cadeiras do TJ), a escolha da professora significa também a entrada de uma profissional engajada nas causas de gênero.

Consultora da Comissão de Estudos de Violência de Gênero da OAB entre 2016 e 2016, Priscilla tem as questões da mulher como tema central de seu estudo – temas como feminicídio e o encarceramento feminino são estudados por ela.

No ano passado, quando era presidente da Comissão de Prerrogativas dos Advogados da OAB, pediu afastamento para receber os três filhos que adotou.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

O (des)encontro com Têmis

Têmis gostaria de ir ao encontro de Maria, uma jovem vítima de violência doméstica, mas o Brasil foi o grande responsável pelo desencontro

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima