O vestibular da UFPR: uma notícia arrasadora | Jornal Plural
25 ago 2020 - 21h02

O vestibular da UFPR: uma notícia arrasadora

Imagino a reação dessa notícia nos milhares de jovens e suas famílias que têm empreendido todos os esforços e sacrifícios para manter o ânimo, o ritmo, o equilíbrio para continuar a estudar, toda manhã, todos os dias

Desde o dia 17 de março mantemos nossos alunos e alunas com aulas, revisões, aprofundamento, simulados, tudo online, renovando diariamente a necessidade deles manterem o foco nos objetivos traçados, baseando nosso horizonte de ação na posição tomada pelo reitor de que o vestibular ocorreria nos dias 10 e 11 de janeiro. Já tínhamos previsto tudo, sabendo que para um jovem de 16, 17 anos, essa espera esticada não é nada fácil. Hoje, tudo mudou e teremos de fazer o muito difícil: dizer a eles que a primeira fase vai se estender por mais 50 dias da data inicial e depois ainda mais 60 dias para a segunda fase.

Imagino a reação dessa notícia nos milhares de jovens e suas famílias que têm empreendido todos os esforços e sacrifícios para manter o ânimo, o ritmo, o equilíbrio para continuar a estudar, toda manhã, todos os dias. É o sonho de entrar na grande Universidade Federal do Paraná que está passando, freguesia. Não estava sendo fácil.

Professores como eu, desdobramo-nos em docentes, conselheiros, apoiadores, ouvintes, amigos, na luta para que para além dos infortúnios da pandemia, do isolamento, da crise que afetou tão duramente tantas famílias, o projeto, o sonho tinha uma data limite: 10 de janeiro. E agora, mais uma vez, não será. Espero que o reitor, que é meu amigo e por quem nutro grande admiração, venha o mais rápido possível esclarecer essa decisão e exponha os motivos que fundamentaram essa mudança de datas que implica mais um sacrifício em meio aos sacrifícios que esses jovens já vêm enfrentando. Espero sinceramente porque sei que o reitor é uma pessoa sensível, muito humana. E o que afeta a todos nós, nesse momento em que acompanhamos esses jovens já superando tanta coisa, é vê-los perder as esperanças. E isso não pode acontecer. Isso, a depender de nós, de mim, não vai acontecer.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

3 comentários sobre “O vestibular da UFPR: uma notícia arrasadora

  1. Realmente professor, é uma lástima para aqueles que, em meio a uma pandemia, tem condições financeiras de arcar com um cursinho particular, como este que o senhor leciona, e ter acesso a aulas online diariamente. Mas e como fica a situação dos alunos de escolas públicas? A grande maioria dos alunos de escola publica não conseguem ter acesso a aula durante a pandemia. Isso ocorre por diversos motivos, como falta de uma rede de qualidade para assistir aulas, ou em muitas casas onde só há um computador para toda família, e sem contar aqueles que nem internet possuem em suas casas. Penso que a universidade pública seja para todos, incluindo aqueles que não tem condições de pagar um cursinho caríssimo como o positivo. Desse modo, o adiamento vestibular poderá trazer uma esperança a mais para que os alunos que não possuem boas condições tenham mais tempo para se preparar ou até uma possível volta as aulas.

  2. Só reforçando aos estudantes que pretendem realizar o vestibular: a universidade está parada desde março, e até o momento poucas disciplinas de alguns cursos estão sendo ofertadas de maneira remota e opcional, e não há perspectiva de retorno das atividades presenciais em 2020. Ou seja, caso as aulas sejam retomadas no início de 2021, todas as disciplinas de 2020 terão que ser repostas antes de abrir novas turmas para o pessoal que fará o vestibular atual. Infelizmente, a alteração da data do vestibular está em consonância com o atraso do calendário acadêmico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias