Tarifa da Copel sobe até 10% a partir de quinta-feira

Reajuste foi autorizado pela Aneel nesta terça-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (22), as novas tarifas para consumidores da Copel – distribuidora de energia que atende a 4,8 milhões de unidades no Paraná. O aumento médio será de 9,57% para os consumidores em alta tensão e de 10,04% para os consumidores em baixa tensão. As novas tarifas passam a vigorar na quinta-feira (24).

O reajuste foi decidido pela Aneel na Revisão Tarifária Periódica, que acontece a cada quatro anos. Segundo comunicado da Agência Reguladora, foram tomadas ações para mitigar as tarifas, o que, segundo a Aneel, colaborou para amenizar os índices de reajuste. “Esse trabalho foi realizado com total transparência com os agentes e respeitando rigorosamente os compromissos previstos em contratos”, diz trecho do comunicado.

Uma dessas medidas é o processo chamado de conta-covid, operação realizada em para reduzir o impacto da pandemia nas contas de luz e nas empresas do setor. De acordo com a Aneel, a ação proporciona amortecimento de 3,14% no processo tarifário.

A Aneel afirmou, ainda, que o efeito médio foi impactado, especialmente, pelos custos com encargos setoriais e atividades relacionadas ao transporte e a distribuição de energia. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima