Paraná suspende aulas para conter Covid-19

Serviços religiosos e atividades não essenciais estão suspensas. A venda de bebidas alcóolicas e a circulação de pessoas será restrita das 20 às 5h

O governo do Paraná suspendeu as aulas presenciais em todas as escolas públicas e privadas do estado a partir de 27 de fevereiro a 8 de março. A decisão é parte de um pacote de medidas que visam conter o colapso do sistema de saúde no estado por conta do aumento de casos de Covid-19.

Também foi determinada a suspensão de todas as atividades não essenciais a partir de 27 de fevereiro, proibição de circulação em vias públicas das 20h às 5h e a comercialização de bebidas alcóolicas no mesmo período. Atividades religiosas poderão ser realizadas apenas online ou individualmente.

O trabalho nos órgãos governamentais voltam para a modalidade de home office. O comércio de alimentos em restaurantes e lanchonetes será restrito a delivery, drive thru e retirada. Todas as cirurgias eletivas estão suspensas por 30 dias em todo estado.

Para justificar as medidas adotadas, o governo apontou que entre o dia 25 e 26 de fevereiro o número de pessoas aguardando vagas em UTIs e enfermaria aumentou 31% e chegou 578 pessoas. Além disso o estado está com 94% das UTIs e 74% das unidades de enfermaria.

Evolução da fila de pacientes aguardando de leitos para Covid-19

Segundo o médico Vinicius Filipak, diretor de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a situação é dramática. “Houve um crescimento vertiginoso da ocupação de leitos”, disse. Filipak também destacou que a mortalidade entre pacientes internados com Covid-19 no estado está em 25%. “A cada quatro pessoas internadas, uma irá a óbito. Nas UTIs essa mortalidade é de 40%”, explicou.

Filipak atribuiu a piora a provável presença de uma nova cepa do vírus no estado. Apesar do governo ter anunciado a abertura de 99 leitos de UTI e 153 leitos de enfermaria, o diretor da Sesa diz que o aumento da mortalidade e no número de dias de internação piora o prognóstico de pessoas que se contaminarem com o vírus.

O governo também prometeu endurecer a fiscalização do cumprimento das medidas.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Paraná suspende aulas para conter Covid-19”

  1. Mãe profissional de saúde

    Precisam dos profissionais da linha de frente atuando 24h.Alguém já parou para pensar que temos filhos, que precisam ser cuidados para que possamos cuidar dos outros?Quem não tem família…faz como? A alta dos casos não foram por causa das volta as aulas ….vamos punir nossas crianças físicamente e mentalmente até quando? Quem tem filhos sabe do que estou falando! Milha filha melhorou a ansiedade …os medos …com a volta a escola…por favor governantes tenham piedade das nossas crianças…vamos ter que conviver com o vírus e administrar isso na sociedade. Elas nao vão a festas clandestinas …Nao é punindo as crianças que vamos conseguir isso!

  2. Esse cidadão que ocupa a cadeira de governador é o mais próximo e adulador do que ocupa o planalto. Atende à pressão do comércio, das escolas particulares, vai a eventos sem máscara, com o chefe genocida, e agora aparece como preocupado com a situação. A ignorância dos governos e das pessoas vai cobrando seu preço.

  3. Os Colégios nesse período vão manter atendimento de secretaria , distribuição do leite das crianças e atividades pedagógicas?
    O período noturno, os colégio vão manter em aberto? Os estágios dos cursos técnicos, tem alguma previsão de início?

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Mirian,
      Estão suspensas todas as atividades de ensino no estado, da educação infantil até o ensino superior. As escolas públicas só vão manter a entrega de kits de alimentação e atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima