Memorial irá homenagear vítimas da Covid-19 em Curitiba

Movimento Levante promove instalação artística na Santos Andrade para lembrar os mortos da Covid-19

O coletivo Movimento Levante está produzindo um memorial para os milhares de mortos por Covid-19 em Curitiba. A iniciativa surgiu entre pessoas que só se conhecem virtualmente, mas que queriam fazer algo concreto na crise que vive a cidade e o país. “Escolhemos homenagear os mortos pela Covid-19 como nossa primeira ação porque é preciso lembrar quem pagou o preço pela falta de prevenção e de cuidado nessa situação grave em que vivemos”, explica a empresária Janaína Santos.

Até o último sábado, dia 23 de janeiro, Curitiba havia registrado a morte de 2.549 pessoas por Covid-19. “São pessoas, o amor, a família de alguém. Não são números. São vozes que foram caladas. E como foram caladas, temos que falar por elas”, completa o ativista Augusto Menna Barreto. O memorial será composto por milhares de fitas coloridas, uma para cada vítima, na Praça Santos Andrade, no Centro da cidade. 

O memorial, que será montado no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também oferece um local para aqueles que perderam entes queridos possam lembrá-los e homenageá-los. Será possível prender mensagens ou escrever nas fitas. Mais de 70 voluntários estão trabalhando na arrecadação e preparação das fitas.

O grupo se inspirou num memorial semelhante criado pela Igreja Metodista Trinity United, em Madison, Wisconsin, Estados Unidos. O material para o memorial está sendo arrecadado até as 9 horas desta terça-feira, dia 26 de janeiro e pode ser entregue no Cosmos Gastrobar a partir das 14 horas nesta segunda, dia 25. 

A homenagem começará a ser montada as 10 horas da terça-feira, dia 26 de janeiro. Voluntários podem se inscrever via whatsapp no link: https://chat.whatsapp.com/CDI0gewHhtMINdaqgMC2Ts.

Imagens: https://www.instagram.com/p/CFGCBuWjcuQ/

Sobre o Levante

Somos uma rede de pequenas ações que fazem grandes mudanças 

Redes sociais

http://www.facebook.com/movimentolevante/

No Facebook dá para convidar amigos para curtir a página

http://www.Instagram.com/movimentolevante

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima