Vacina em Curitiba: o que você precisa saber

Tire as dúvidas sobre grupos prioritários, fases, local e como se cadastrar para vacinação

Quando começa a vacinação?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no domingo, 17 de janeiro, o uso emergencial para duas vacinas: CoronaVac (Instituto Butantan) e AstraZeneca (Fiocruz), mas a única disponível no Brasil é a Coronavac. Foram distribuídas 6 milhões de doses para todos os Estados que as repassam aos municípios. O Paraná recebeu 242 mil doses e Curitiba 23 mil. A vacinação teve início nesta quarta-feira (20).

A vacina será gratuita?
Sim, apenas o Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar as doses neste momento.

Todos tomarão a vacina ao mesmo tempo?

Por falta de doses para todos, serão priorizados alguns grupos e por isso a imunização será feita de forma gradativa, em 5 fases. Os primeiros a se vacinar serão aqueles mais expostos ao vírus.

Quem faz parte da primeira fase?
Profissionais de saúde que trabalham ou moram em Curitiba, idosos em asilos, indígenas, agentes funerários, equipes da FAS e Guarda Municipal e estudantes de cursos de saúde que fazem estágios na área. Mesmo dentro das fases, existem os grupos prioritários.

Quem faz parte da segunda fase?
Idosos acamados, pessoas acima de 80 anos, pessoas entre 79 e 75 anos, de 74 a 70, de 69 a 65 e de 64 a 60, funcionários e população privada de liberdade.

Quem faz parte da terceira fase?
Cardiopatas graves, diabéticos, hipertensos, obesos, doentes neurológicos, pessoas com deficiências permanentes severas, pessoas com neoplasias, imunossuprimidos e transplantados e população de rua.

Quem faz parte da quarta fase?
Trabalhadores essenciais, como os de limpeza pública, segurança pública, motoristas e cobradores, professores, taxistas e motoristas de aplicativos.

Quem faz parte da quinta fase ?
Grupos não prioritários, como a população com menos de 60 anos, seguindo a ordem cronológica, dos mais velhos para os mais jovens.

As vacinas serão aplicadas nas Unidades de Saúde?
Não. Pelo menos nesta primeira fase, as vacinas serão aplicadas no Centro de Imunização (Pavilhão da Cura), no Parque Barigui, para evitar aglomeração de pessoas nas Unidades de Saúde.

Quem é do grupo prioritário pode ir direto ao Barigui?
Não. Existe um agendamento para a aplicação das vacinas, que deve ser feito pelo aplicativo Saúde Já, plataforma da Prefeitura de Curitiba.

Como será o agendamento para se vacinar?
Com exceção dos idosos em asilos e dos indígenas (cuja vacinação será encaminhada pela Prefeitura), todas as pessoas dos demais grupos receberão a informação do dia e horário da vacina pelo aplicativo Saúde Já.

Posso agendar minha vacina no aplicativo Saúde Já?
Não. O agendamento será feito pela Secretaria Municipal da Saúde e a informação do dia e horário para comparecer ao Centro de Imunização, no Barigui, será enviada pelo aplicativo Saúde Já, da Secretaria de Saúde de Curitiba.

Quem deve se cadastrar para a tomar a vacina?
Qualquer cidadão que mora em Curitiba, independentemente de ter ou não plano privado de saúde, pode baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro.

Sou obrigado a tomar a vacina?
O aplicativo tem o termo de recusa para quem optar em não vacinar. A opção aparece como “Não quero vacina”.

E se eu não puder comparecer na data agendada?
O aplicativo oferece as opções “Confirmar” e “Não confirmar”, que poderão ser acionadas. No caso de não confirmar, uma nova data será reagendada conforme disponibilidade de dose.

Como serão avisados da vacina as pessoas que não têm celular ou acesso à internet?
O aplicativo permite cadastrar dependentes, filhos, netos ou outro responsável, que poderá cadastrar qualquer pessoa no aplicativo, desde que ela tenha vínculo com uma Unidade de Saúde.

Profissionais de Saúde

Profissionais de saúde que trabalham em Curitiba, mas moram em outra cidade, terão direito à vacina?
Sim. Neste caso, é preciso baixar o Saúde Já e fazer um pré-cadastro. A Secretaria Municipal da Saúde tem as relações enviadas pelos serviços de saúde e fará o pré-cadastro dos profissionais.

Profissional de saúde que mora em Curitiba, mas trabalha em outra cidade, terá direito a vacina?
Ele deverá ser incluído no cronograma do município onde tem o seu vínculo trabalhista. Caso isso não ocorra, entrará na listagem de Curitiba de acordo com seu grupo de prioridade.

Como a Prefeitura de Curitiba saberá quem é profissional da Saúde?
Hospitais e outros serviços de saúde da cidade, além dos conselhos de classe, estão enviando para a Secretaria Municipal da Saúde a relação de profissionais, que será conferida no momento da vacinação.

PRIMEIRA FASE

Quantos serão imunizados nessa primeira fase?
Curitiba deve receber, nessa primeira etapa, 46 mil unidades de vacina, contando primeira e segunda doses. A primeira remessa deve contemplar apenas 27% das 80 mil pessoas previstas para receber a vacina na primeira fase.

Dentro da primeira fase haverá grupos prioritários?
Sim, todas as fases seguirão uma ordem de prioridade: primeiro sempre os que são mais expostos ao risco de contágio.

Quem serão as primeiras pessoas a serem vacinadas em Curitiba?
As equipes de vacinadores da cidade, ou seja, os profissionais da saúde responsáveis por aplicar as vacinas na população. Depois, os idosos em asilos, trabalhadores de saúde que estão na linha de frente da covid-19 e 150 indígenas que moram na aldeia Kakané-Porã, no Tatuquara.

Como será a vacinação dos idosos em asilos?
Os cerca de seis mil moradores e funcionários de 170 instituições que abrigam idosos em Curitiba serão vacinados dentro das próprias instituições pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde.  O dia e a hora serão agendados previamente e os funcionários serão avisados pelas instituições a comparecerem no dia e horário marcados, com documentos como RG e CPF.

As instituições que têm casos de covid-19 confirmados não receberão a vacina neste momento. Nestes casos, o prazo para a vacina é no mínimo 30 dias após a confirmação. 

Qual a sequência de vacinação para os profissionais de saúde?
Os primeiros a serem vacinados serão  equipes que trabalham nas alas covid-19 dos hospitais de referência ao atendimento da pandemia. São 12 mil profissionais nessa condição. As vacinas serão aplicadas no Centro de Imunização da Covid-19, no Parque Barigui. Os profissionais serão avisados do dia e horário pelo aplicativo Saúde Já. Após os profissionais das UTIs e enfermarias de covid-19, a vacinação terá a seguinte sequência, por ordem de risco:  

  • Equipes que trabalham nos setores covid-19 das UPAs e no SAMU;
  • Agentes funerários conforme relação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente;
  • Equipes de Unidades de Saúde, CAPs e Centros de Especialidades Municipal e de outros setores dos hospitais e UPAs que atendem covid-19;
  • Trabalhadores de outros hospitais e clínicas;
  • Equipes dos Distritos Sanitários, setores administrativos de serviços de saúde e trabalhadores de saúde afastados por fatores de risco;
  • Equipes da FAS (Fundação de Ação Social) e Guarda Municipal;
  • Profissionais de consultórios e similares;
  • Trabalhadores de laboratórios de análises clínicas.

SOBRE AS VACINAS

Posso escolher qual vacina vou tomar?
Não. A princípio, o Brasil tem duas vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): CoronaVac (Instituto Butantan) e AztraZeneca (Fiocruz). No momento da vacinação será aplicado o imunizante que estiver disponível, de acordo com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Posso receber a primeira dose de um laboratório e a segunda dose de outro?
Não é recomendado. Toda pessoa vacinada terá uma carteira de vacinação com os dados da dose aplicada que servirão também de controle para a segunda dose.

A segunda dose deverá ser aplicada quanto tempo depois da primeira?
Depende da vacina, mas todos serão avisados da segunda dose também pelo aplicativo.

A imunização começa a fazer efeito quanto tempo depois de aplicada a vacina?
Depende de cada vacina, mas em geral para fazer efeito um imunizante leva no mínimo três semanas.

Quanto tempo dura a imunização?
Ainda não se sabe. As vacinas aplicadas no mundo todo são ainda de caráter emergencial. Para determinar a eficácia de duração dos imunizantes é preciso o acompanhamento por meio de pesquisas, dos vários grupos vacinados.

Com a vacina, é possível reduzir os cuidados da prevenção?
Não. O uso de máscaras, distanciamento social, higiene das mãos são medidas necessárias mesmo após a vacina. Ainda estamos muito longe da possibilidade de relaxamento pessoal, que avançará na medida em que a vacinação seja ampliada para todos os grupos.

Uma pessoa vacinada – ou que já tenha contraído o coronavírus – continua sendo um agente de transmissão da covid-19. Além disso, a vacinação completa da população ainda levará muitos meses.

Para quem não é indicada a aplicação da vacina?
Conforme mostrou o Plural, gestantes, menores de 18 anos, pessoas com diagnóstico recente de Covid-19 e quem tomou outras vacinas a menos de 30 dias.

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Vacina em Curitiba: o que você precisa saber”

  1. Jose Edilson de Melo

    Sou diabético, qual o procedimento para informar à prefeitura sobre isso, para que eu possa ser incluído na fase 3?
    Infelizmente no Saúde Já não tem essa opção, haja vista que nem opção de alteração de endereço há.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      José, no momento estamos na fase 1. A prefeitura diz que quando chegarem as próximas fases irá divulgar o procedimento para agendamento. É provável que se você já faz acompanhamento pelo SUS já esteja pré-selecionado. Vamos noticiando aqui sempre que houver atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima