Ratinho vai determinar toque de recolher contra Covid

Anúncio foi feito pelo secretário da Saúde, Beto Preto, em entrevista à BandNews FM

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, anunciou nesta terça-feira (1), em entrevista à BandNews FM, que um decreto promoverá o toque de recolher em todo o Estado a partir das 23 horas. Segundo ele, o decreto, já autorizado pelo governador Ratinho Jr. (PSD), deverá ser publicado nas próximas horas.

A ideia é tentar conter as aglomerações noturnas, principalmente de jovens. Segundo o secretário, o principal problema hoje é a ânsia da juventude por entretenimento. Tem sido comum imagens de locais como o Largo da Ordem e a região do Hauer Shopping lotadas de gente sem máscara.

O decreto, porém, não tem poder de obrigar os municípios a seguir a política do governo. Decisão do STF, logo no início da pandemia, deu às prefeituras a capacidade de decidir sua própria política. No entanto, como grande parte dos prefeitos é ligada a Ratinho, imagina-se que a adesão será grande.

Na entrevista à BandNews, Beto Preto também anunciou que o Paraná voltará a ter 1.130 leitos exclusivos para Covid, igualando-se ao número máximo já adotado na pandemia. Ele afirmou que há estudos para novas restrições, como o fechamento de praças, embora tenha dito que nada foi definido, por enquanto, nesse sentido.

Beto Preto insistiu, porém, que o principal objetivo no momento é conscientizar a população de que é preciso evitar aglomerações e manter o distanciamento social. A pandemia, diz ele, está em seu pior momento, e ainda vêm pela frente os desafios do Natal e das aglomerações no Litoral.

Sobre o/a autor/a

12 comentários em “Ratinho vai determinar toque de recolher contra Covid”

  1. Nunca tivemos Lockdown na verdade, pq o real Lockdown fecha tudo por 14 dias e aqui sempre ficou tudo aberto
    Se tivesse feito isso no início não estaríamos nessa fase alta

  2. Juarez L da Silva

    Para refletir: Se lockdown funciona, porque estamos decretando de novo, não estaria resolvido o problema da epidemia? Se não funciona porque decretar de novo? Nao vai funcionar mesmo!!!!! Que tal adotar o protocolo da prefeitura de Porto Feliz? Fazendo tratamento precoce com remédio barato?

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Caro Juarez, não houve decretação de lockdown no Paraná (o que teria determinado severa restrição em todas as atividades e na mobilidade das pessoas. Além disso, o lockdown é uma medida de redução de contágio pela restrição na mobilidade, de forma que seus efeitos só duram durante o período em que estiver vigente. Não há tratamento precoce de coronavírus.

  3. Caro Rogério, a impressão que tenho é de que no atual estágio do problema sanitário, será necessário mais do que isso. Será que nos ônibus, terminais e estações também não há transmissão? Pelo que entendi, em Curitiba o sistema de saúde colapsou. Não sou médico e muito menos infectologista. Um pronunciamento de entidades representativas dos profissionais da saúde seria interessante, se não essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima