‘Caminho de Luz’ causa congestionamento na região do Barigui

Evento natalino diário reúne milhares de veículos e dificulta acesso de moradores da redondeza

Estreou na última sexta-feira (27) uma atração de Natal em estilo drive thru no Parque Barigui, em Curitiba. Os interessados passam de carro pelo caminho iluminado e decorado com temas natalinos, que começam já na entrada, na BR-277, e terminam na Avenida Cândido Hartmann. A ideia foi adaptada por causa da pandemia. Famílias inteiras podem se encantar com a decoração e atrações sem se expor ao coronavírus. O problema, porém, foi o grande número de veículos que circulou pela região no período noturno, deixando o trânsito nos arredores do parque lento e pouco organizado.

A reclamação parte de moradores, que durante o fim de semana tiveram dificuldade para acessar suas residências. Eles dizem que esteve tudo parado e que não houve orientações por parte da Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba, responsável pela gestão do trânsito na cidade. 

Em uma publicação no Facebook do prefeito Rafael Greca (DEM), eleitores fizeram críticas e reclamações sobre o transtorno causado pela atração natalina.

A resposta do prefeito à moradora, como de costume, foi áspera.

A superintendente de trânsito da Setran, Rosangela Battistella, responde a uma das reclamações dizendo que, no sábado, o contingente estava reduzido e que o movimento foi além do esperado. “Mas para hoje já conseguimos mais efetivo e espero que tudo flua melhor”, afirmou.

Mas não fluiu, conforme presenciou o analista administrativo Gabriel Lima. Ele estava a caminho do evento no domingo, às 19h, e desistiu por conta do grande congestionamento. Gabriel teve problemas até para sair do local. “Fiquei uns 15 minutos no trânsito até conseguir sair para outra via”. Segundo ele, não havia sinalização clara na rua Mário Tourinho nem agentes de trânsito suficientes. “Poderiam ter desenvolvido um aplicativo ou sistema de agendamentos para os interessados escolherem um dia e horário para participar”, sugere.  

Rua Padre Agostinho teve trânsito lento e infrações. Foto: Colaboração Plural.jor

Uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, registrou o movimento e ressaltou que a situação também é ruim nos cruzamentos com a rua Jerônimo Durski. “Eles estão sendo bloqueados pelo trânsito o tempo todo, muita gente mal educada.  Quem está passando ali e não tem nada a ver fica em uma situação complicada, é perigoso”, avalia.

Em nota enviada ao Plural, a Setran afirma que agentes de trânsito e guardas municipais estão fazendo as orientações e o acompanhamento do trânsito no local. “A faixa de trânsito à direita está dedicada a quem vai acessar o parque e agentes de trânsito com motocicletas vão e voltam pela rodovia para não deixar motoristas ficarem em fila dupla, liberar a BR-277 para tráfego normal de moradores ou para quem vai seguir viagem pela via.”

O órgão afirma que organizou “um esquema para garantir o menor prejuízo possível para o trânsito” mas que o grande movimento no primeiro dia do evento se deve ao fato de ser uma “novidade”, o que é “normal para qualquer intervenção, evento ou mudança pontual no trânsito”.

Ainda assim, a Setram assegura que a situação já está normalizada e o trânsito está fluindo melhor. “Já o motorista que utiliza a via de forma rotineira pode procurar caminhos alternativos, como a Avenida Cândido Hartmann.”

Colaborou Maria Clara Braga

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima