Veja como gastar menos água

Ações simples podem diminuir a conta e os impactos da estiagem

O Paraná vive a maior crise hídrica de sua história.  O rodízio – que hoje deixa Curitiba e Região Metropolitana sem água por um dia e meio – será ainda mais rígido e longo se não houver redução no consumo. Para isso, cada um pode fazer a sua parte, com atitudes simples e diárias. 

 A meta da Sanepar é reduzir em 20% o consumo de água, já que chuva para encher rios e represas na Capital só deve vir em janeiro, conforme mostrou o Plural. Então, lembre o seguinte: 15 minutos de torneira ligada gastam 120 litros de água; 15 minutos de mangueira aberta são 280 litros desperdiçados. Veja o que você pode fazer para reduzir o consumo, a conta e os impactos da estiagem. As dicas são da Sanepar.

No banho

Em um banho de 10 minutos são utilizados, em média, 60 litros de água. Se você reduzir pela metade esse tempo, vai economizar 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, a redução será de 3,6 mil litros de água por mês. Também não faça a barba durante o banho, prefira na pia, com água apenas para o enxágue.

Ao escovar os dentes

Durante dois minutos de torneira aberta para escovar os dentes, você gasta 13,5 litros de água. Para economizar, abra o mínimo possível da torneira e deixe um copo de água para fazer o enxágue da boca. Só com isso, cada pessoa pode economizar 900 litros de água no mês.

Na louça

Separe os utensílios usados no café da manhã e junte com a louça do almoço. Ensaboe todos e só abra a torneira na hora de enxaguar. Desta forma, a economia pode chegar a 50%, o que, no fim do mês, significa menos 1,8 mil litros de água gastos.

Na caixa de descarga

Coloque uma garrafa pet com água (da máquina de lavar) ou pedra dentro da caixa de descarga. Isso não prejudicará a eficiência dela mas economizará um litro a cada acionamento. Considerando que cada pessoa utiliza o banheiro ao menos quatro vezes por dia, e que são, em média, quatro pessoas por casa, a residência pode ter uma diminuição de 16 litros por dia e 480 litros no mês. 

Carros e calçadas

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

A mangueira é uma das grandes vilãs da vizinhança. Quem nunca se indignou ao ver ela ser usada na limpeza de calçadas ou carros nos últimos meses? Pois sim, ela sozinha consegue gastar 560 litros de água a cada meia hora. Então, calçadas só devem ser limpas com vassoura e os carros com balde e pano. 

Reduza a vazão

Vendido em diferentes modelos e até em kits, o “redutor de vazão”, como é chamado, são pequenos anéis que controlam a quantidade de água nas torneiras. Com ele, é possível reduzir a conta mensal em 1,8 mil litros.

Vazamentos

Atente aos vazamentos, um simples furo  no cano pode desperdiçar 3,2 mil litros de água no mês. 

Campanha Meta 20%. Foto: Sanepar

Colaborou: Maria Clara Braga

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Veja como gastar menos água”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima