Deputados pedem que Bolsonaro nomeie mais votado na UFPR

Bancada mandou ofício para o presidente Bolsonaro pedindo nomeação de Ricardo Marcelo

Os deputados da bancada federal do Paraná no Congresso Nacional querem a manutenção de Ricardo Marcelo Fonseca como reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o período de 2020 a 2024. O atual reitor foi eleito com 91% dos votos na consulta à comunidade acadêmica.

A redação do ofício enviado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na quarta-feira (23), foi exatamente a mesma do pedido feito pelos senadores do Paraná, elaborado no último dia 17. O documento foi assinado pelo Coordenador da Bancada Federal, deputado Toninho Wandscheer (Pros).

O texto elogia o trabalho de Ricardo Marcelo e reforça que, para os deputados, a sua recondução ao cargo de reitor da UFPR é a melhor decisão para o futuro da Universidade.

Em entrevista ao Plural, a deputada Gleisi Hoffmann (PT), Ricardo Marcelo foi eleito pela comunidade acadêmica e, em um processo democrático, a decisão dos docentes deve prevalecer.

Entrevistado pelo Plural, o deputado Gustavo Fruet (PDT) afirmou que “não tem sentido não indicar o professor Ricardo Marcelo para o cargo”. Fruet avalia que o índice de escolha de Ricardo na comunidade acadêmica foi sem precedentes e a bancada do Paraná deve ser ouvida na decisão.

A reportagem também conversou com o deputado Paulo Eduardo Martins (PSC). O parlamentar acredita que o resultado da votação na comunidade acadêmica não é o único critério que deve ser levado em conta na hora da escolha, já que a premissa da lista tríplice é que qualquer uma das três opções elegíveis estão aptas para o cargo.

Martins ressalta que critérios como desempenho, planejamento e utilização do orçamento na gestão anterior precisam ser avaliados no processo de decisão. “Do contrário, não seria nem necessário uma lista tríplice, bastaria a eleição direta”, diz o deputado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima