Vestibular 2021 da PUCPR será on-line

Processo seletivo virtual abre inscrições em outubro; provas serão em novembro e dezembro

Em tempos de pandemia e aulas virtuais, a PUCPR confirma seu vestibular 2021 de forma on-line. O edital deve sair nos próximos dias e autoriza provas à distância para o processo seletivo do próximo ano. As inscrições começam em outubro e os testes serão aplicados nos dias 22 de novembro e 6 de dezembro (para Medicina).

Os vestibulandos responderão às perguntas de casa e para isso serão monitorados ao vivo por fiscais. “A plataforma utilizada ajudará a identificar ações inadequadas e proibidas dos candidatos. Teremos autenticação, monitoramento e segurança adequados”, explica Carla Lieggi, da Comissão de Vestibular da PUCPR.

“A prova tem a mesma composição: questões objetivas com múltipla escolha, cinco alternativas de resposta e a redação, digitada e enviada virtualmente”, esclarece.

Carla destaca que o exame será por blocos e haverá intervalo entre eles. “Neste período, o aluno poderá ir ao banheiro, mas durante as respostas do bloco não poderá se ausentar. Ele não poderá voltar ao bloco anterior após o intervalo.”

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – entre 2015 e 2019 – também poderão ser utilizadas no processo de seleção. As inscrições serão abertas em outubro, pelo site da instituição, e as aulas têm início em 1º de março, com segunda chamada para entrada em maio e outubro.

Em nota enviada ao Plural, a PUCPR destaca que o vestibular será “por plataforma virtual, segura, com sistema de autenticação e monitoramento on-line, fiscalização e controle em tempo real. A solução utiliza inteligência artificial para identificar possíveis comportamentos ou ações inadequadas, mantendo a honestidade intelectual e a credibilidade do processo seletivo”.

A universidade reafirma que “a presença de fiscais humanos será mantida e todo o processo contará com o apoio de auditores externos. Será possível a participação de candidatos de todo o Brasil, garantindo a mesma segurança, seriedade e confiabilidade que já fazem parte do dia a dia da instituição”.

Informações detalhadas serão disponibilizadas no edital do vestibular 2021 da PUCPR, que será publicado ainda em setembro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima