Simepar Curitiba: história e previsão do tempo hoje

Trabalho reduz vulnerabilidade social às mudanças climáticas e aos desastres naturais

Curitiba é conhecida pelo clima instável e surpreendente. Imagine só ser responsável por antecipar esses humores? É justamente essa a missão entregue em 1993 a um grupo de pesquisadores financiados pela Copel, o IAPAR e com o suporte da Universidade Federal do Paraná. Nascia o Simepar – Sistema Metereológico do Paraná.

Instalado dentro da UFPR, o Simepar é responsável por construir e operar Estações Meteorológicas em todo Paraná, capturando e analisando dados para prever o comportamento do clima no estado. Para o cidadão comum, prever o tempo pode ter um efeito prático de saber se é preciso levar um casaco extra para o trabalho, ou não esquecer do guarda-chuva.

Mas para um estado agrícola como o Paraná, a previsão do tempo é essencial ao agronegócio e afeta diretamente o planejamento de safras, de etapas de produção, a previsão de água para irrigação e outros fatores essenciais.

Previsão do tempo

A história do Paraná é marcada pela imprevisibilidade do tempo e seus efeitos deletérios na vida e na economia. O evento mais marcante do gênero aconteceu em 1975, quando de um dia para o outro uma geada queimou plantações em todo estado, especialmente na região Norte. Safras inteiras de café foram dizimadas mudando para sempre o perfil produtor do estado.

O Tempo e a Vida

Nesse contexto, a ação do Simepar é fundamental. A instituição também se antecipa a catástrofes climáticas, prevendo tempestades, chuvas intensas e monitorando barragens em todo Paraná. Esse papel foi eternizado em um painel criado por Poty Lazarotto e finalizado postumamente chamado O Tempo e a Vida.

O painel foi inaugurado em 2002 na sede do Simepar, dentro do campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima