Ônibus em Curitiba: confira como consultar horários e trajetos

Busca em serviço online pode ser feita pelo nome da linha de ônibus ou pelos endereços de origem ou destino

Diariamente, cerca de 700 mil pessoas utilizam ônibus em Curitiba como opção de transporte. De acordo com a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), em 10 de março foram 756.167 passageiros. Para facilitar o dia a dia do trabalhador, a prefeitura municipal de Curitiba oferece serviço online que possibilita a consulta de horários e itinerários. A busca pode ser feita pelo nome da linha de ônibus ou pelos endereços de origem ou destino. Também há a opção do Itibus, serviço online que mostra onde se encontra o veículo em tempo real. O serviço pode ser acessado pelo link https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/itibus. Esse serviço também é acessível via smartphones.

Transporte pública têm horários diferentes aos sábados e domingos

A prefeitura de Curitiba oferece serviço neste link que permite que o usuário de transporte coletivo consulte as linhas de ônibus. É possível, ainda, verificar se a linha aceita dinheiro como pagamento da tarifa ou se somente o cartão-transporte é permitido – isso acontece em ônibus menores, em que não há cobradores. 

É importante lembrar que em dias úteis (de segunda a sexta, quando não há feriados) as linhas seguem determinados horários. Aos sábados, domingos e feriados, a frota é reduzida.

Veja quem tem direito à gratuidade

Pessoas com mais de 65 anos, PCD (Pessoas Com Deficiência) e usuários com patologia crônica podem ter acesso gratuito ao transporte público, o chamado Passe Escolar. Para isso, é necessário adquirir cartão-transporte na modalidade de isento. A emissão é feita pela Urbs e a renovação deve ser feita anualmente. 

Estudantes de instituições de ensino fundamental, médio, técnico ou superior podem conseguir dois passes diários gratuitamente, desde que atendam aos critérios da Urbs. O passe escolar é oferecido para alunos que moram a dez quadras de distância da escola ou universidade e para quem atende aos critérios de renda familiar. Veja abaixo.

  • 01 (um) filho com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até três salários mínimos
  • 02 (dois) filhos com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até quatro salários mínimos
  • 03 (três) filhos ou mais com direito ao Passe Escolar, renda familiar bruta de até cinco salários mínimos.

Cada estudante é beneficiado com até 400 passes de ônibus em Curitiba por ano, de acordo com Lei Federal n.º 9.394, que prevê que ano letivo de 200 dias.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima