Antropofocus exibe peça on-line para marcar os 70 anos da TV brasileira

Apresentação de "No dia seguinte", gravada no Teatro Zé Maria, tem sessão gratuita no YouTube nesta sexta (18)

18 de setembro, em 2020, cairá em uma sexta-feira. 70 anos atrás, em 1950, a data, uma segunda-feira, ficou conhecida pela primeira transmissão pública da TV Tupi, canal pioneiro da televisão brasileira.

Nesta sexta-feira (18), “No dia seguinte – a quase história da televisão brasileira” terá uma exibição gratuita e on-line para comemorar os 70 anos do evento.

No palco, o quarteto do Antropofocus mistura dramaturgia e improviso para narrar com bom humor como teria sido o incidente.

Para o ator Andrei Moscheto, integrante e um dos fundadores do grupo, a harmonia entre essas duas linguagens é a cereja do bolo do espetáculo. “Para gente isso [usar o improviso a favor da dramaturgia] era muito importante, foi um feito que alcançamos com esse espetáculo que nos deixa muito orgulhosos”, diz.

Peça a ser exibida on-line foi gravada em 2016, no Teatro Zé Maria. Foto: Paulo Feitosa

Em razão da pandemia, claro, a transmissão será de uma gravação de 2016 – ano em que a trupe estreiou o espetáculo.

Desde o início da pandemia, o quarteto suspendeu todas as suas atividades, e tem mantido um isolamento rigoroso. “Não tem a mesma força da exibição ao vivo do espetáculo, mas, das nossas peças, é de longe a melhor experiência audiovisual que podemos oferecer até este momento”, afirma o ator.

O aspecto audiovisual, inclusive, faz parte do espetáculo teatral que conta com câmeras e monitores no palco. Segundo Moscheto, foi justamente esse detalhe que trouxe um cuidado extra do grupo ao fazer a gravação e a edição do material.

“É uma peça que a gente adora. Estamos fazendo essa apresentação on-line por uma força maior”, afirma Moscheto ao salientar que há um “copo meio cheio” dadas as circunstâncias. “A nossa tristeza atualmente é sobre a condição da saúde pública brasileira”.

Mesmo on-line, o grupo promete uma celebração de gala – com direito a champanhe e interação (à distância) com o público – antes da apresentação. Além do mise-en-scène clássico do Antropofocus, os expectadores podem esperar boas doses de entretenimento para aplacar um pouquinho as saudades do teatro.

Teatro

Exibição on-line e gratuita da peça “No dia seguinte”
Quando: 18 de setembro às 20h.  
Onde: pelo canal do Antropofocus no YouTube
A apresentação será gratuita, mas quem quiser colaborar com algum valor em dinheiro poderá contribuir por meio de um QRCode a ser divulgado pelo grupo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima