Mais 22 curitibanos morrem por conta da Covid-19

Total de mortos na cidade já chega a 620. Um dos falecimentos foi de um homem que já tinha saído do hospital e teve complicações cardíacas tardias raras

Em Curitiba, até esta terça-feira (4), 620 moradores da cidade morreram em decorrência de complicações da Covid-19. Boa parte das 22 novas mortes aconteceu nas últimas 48 horas. Também foram registrados mais 620 casos de infecção pelo coronavírus – totalizando 21.570 casos notificados desde março.

Entre as novas mortes, 15 ocorreram nas últimas 48 horas, e sete entre os dias 27 de julho e 2 de agosto. As novas vítimas fatais tinham idades entre 35 e 92 anos, 14 eram homens e oito eram mulheres. Todos os pacientes passaram por internamento, 21 deles estavam internados em hospitais públicos e privados.

Um óbito ocorreu na casa da vítima: um homem de 66 anos que teve diagnóstico e internamento em junho, mas registrou complicações trombolíticas tardias devido a doença. O caso, entendido como uma complicação tardia, é raro segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mas pode acontecer. “Há mortes causadas por complicações tardias da infecção pelo novo coronavirus, como consequência de fenômenos tromboembólicos – trombose, infarto e acidente vascular cerebral (AVC) -, ou até mesmo pelo dano causado em outros órgãos como rins e coração”, diz a médica infectologista, Marion Burger.

Cinco das novas vítimas tinham idade abaixo de 60 anos, porém todas tinham fatores de risco para complicações da Covid-19. Dois deles, com 35 e 36 anos, apresentavam doenças crônicas graves. Além dos 641 óbitos confirmados outros três estão em investigação.

“Estamos no ponto alto da curva. Felizmente nessas duas últimas semanas não temos dobrado o número diário de casos”, disse Burger durante a live no Facebook desta terça-feira. Desde 24 de julho a cidade não registra mais de 700 confirmações da doença em um único dia.

Casos ativos e internamentos

Dos 21.570 moradores da cidade que testaram positivo para o novo coronavírus, 15.510 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença, mas há ainda outros 5.440 que estão com a doença em fase ativa, ou seja, transmitindo o vírus. Outros 641 casos estão em investigação, aguardando resultado de exames.

Entre os casos confirmados, 501 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, 227 deles em UTI. A taxa de ocupação das 345 UTIs do SUS exclusivas para Covid-19 nesta terça-feira é de 88%. Há 43 leitos livres.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima