“Temos que salvar vidas mas também nossa economia”, diz prefeito ao reabrir comércios na RMC

São José dos Pinhais libera atividades não essenciais mesmo sem vagas de UTI e com maior número de mortos por coronavírus da RMC

Sem nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível e com mais casos e mortes por covid-19 entre as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), São José dos Pinhais reabrirá todo seu comércio nesta quarta-feira (15). A liberação foi comunicada pelo próprio prefeito, Toninho Fenelon (PSD), em uma live, no fim da tarde desta segunda-feira (13). A cidade teve 32 novos casos e cinco mortos pela doença nas últimas 24 horas.

“Terminado o decreto do governo, não vamos prorrogar o nosso decreto municipal e estamos liberando nosso comércio local a partir de quarta-feira. Isso não quer dizer que deixaremos de atender se, por acaso, vier um decreto estadual”, disse o prefeito.  

O anúncio veio após comerciantes da cidade organizarem uma carreata contra a administração pública e a favor da reabertura do comércio, prevista para a tarde de amanhã (14). “Nossa preocupação é salvar vidas mas estamos preocupados com a economia local. Sabemos que tem muitos comerciantes que dependem do seu comércio e isso também é uma questão de sobrevivência. Queremos estar junto com nossos comerciantes que fazem a economia do nosso município.”

Toninho não citou os números de sua própria Secretaria de Saúde, que registram 913 contaminados e 49 mortos por covid-19. Somente no mês de julho, foram 265 novos casos na Cidade e 22 mortos pela doença; cinco nas últimas 24 horas.  

“Nosso inimigo não é o comerciante, que dá a vida pela economia local. Temos que nos mobilizar para salvar vidas e nossa economia”, repetiu o prefeito. “Que Deus nos abençoe para tomar sempre as melhores decisões para salvar vidas e nossa economia local.”

Reabertas, todas as lojas deverão manter as medidas de restrição e distanciamento, com uso de álcool em gel, máscaras e limite de clientes em cada loja.

Números do coronavírus em SJP:

Dia 1 de julho – 648 casos / 31 mortos

Dia 2 de julho – 675 casos / 32 mortos

Dia 3 de julho – 692 casos / 35 mortos

Dia 4 de julho – 717 casos / 36 mortos

Dia 5 de julho – 726 casos / 37 mortos

Dia 6 de julho – 735 casos / 37 mortos

Dia 7 de julho – 775 casos / 41 mortos

Dia 8 de julho – 798 casos / 42 mortos

Dia 9 de julho – 824 casos / 46 mortos

Dia 10 de julho – 833 casos / 47 mortos

Dia 11 de julho – 870 casos / 47 mortos

Dia 12 de julho – 881 casos / 48 mortos

Dia 13 de julho – 913 casos / 53 mortos

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima