Vigilância Sanitária fecha quatro shoppings de Curitiba

Todos foram autuados por desrespeitar quarentena restritiva; lojas podem ser multadas em até R$ 4 mil

Nesta segunda-feira (6), a Vigilância Sanitária fechou quatro shoppings de Curitiba que, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estavam descumprindo as regras da quarentena restritiva. A reportagem apurou que os autuados foram: Barigui, Pátio Batel, Crystal e Mueller.

Até o dia 14 de julho, os shoppings do Paraná estão proibidos de funcionar por decreto. Mas o Plural já havia mostrado que as lojas estavam fazendo atendimentos irregulares nas modalidades delivery e drive-thru.

A SMS afirma que será instaurado Processo Administrativo Sanitário e a penalidade para as lojas infratoras pode ser uma multa de até R$ 4 mil, conforme prevê o Código de Saúde de Curitiba.

Saíram ‘no corre’

A funcionária de uma loja do Pátio Batel disse ao Plural que as marcas que têm espaços em vários shoppings alertaram os franqueados para que fechassem as portas antes da chegada da fiscalização. Outros trabalhadores só foram embora após a chegada da Vigilância. “Saíram ‘no corre’. Só assim pra mandarem o povo ficar em casa. Se não tivessem ido, os lojistas ainda teriam que estar trabalhando.”

Outra lojista do Shopping Mueller falou que a fiscalização explicou aos comerciantes que os shoppings não têm permissão para funcionar em nenhuma modalidade. “Era um erro de interpretação do decreto, e não ajudava o fato de as pessoas terem que ir trabalhar pegando transporte coletivo. Agora fechou tudo, vamos ficar em casa mesmo.”

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima