Paraná libera volta dos treinos de futebol

Clubes profissionais podem treinar seus jogadores individualmente enquanto Federação busca retorno breve para campeonato estadual

A queda de arrecadação dos grandes times paranaenses de futebol incentivou os dirigentes a pressionarem as autoridades de saúde para a retomada das atividades. Deu certo. Nesta segunda-feira (25), o governo do Paraná autorizou o retorno dos treinamentos físicos presenciais nos clubes profissionais.

Em ofício encaminhado à Federação Paranaense de Futebol (FPF), a Secretaria da Saúde (Sesa) liberou trabalhos físicos da categoria profissional, o que não inclui atletas das divisões de base dos clubes. A medida permite o retorno das atividades também para árbitros, assistentes e equipes técnicas.  

Os treinos coletivos, que simulam jogos, ainda estão proibidos, mas se depender da FPF não devem demorar. A entidade tinha a intenção de retomar as competições ainda em maio. A Federação chegou a apresentar à Sesa um documento com sugestões de medidas preventivas para o retorno em breve.

A volta do Campeonato Paranaense ainda não está permitida, porém, a Sesa informou que os times “devem aguardar deliberação posterior da secretaria”.

As atletas femininas dos clubes profissionais só devem voltar se tiverem calendário nacional confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Campeonato e verbas

Com a suspensão dos campeonatos, os clubes tiveram paralisados os pagamentos pelos direitos de transmissão dos jogos – vindos do serviço de streaming esportivo britânico DAZN. As cotas da TV Globo, brasileira que transmite as partidas, também foram reduzidas durante a pandemia.

A CBF já deu autonomia para cada Federação decidir a retomada dos jogos, respeitando as autoridades de saúde. A entidade também teria feito um repasse de R$ 120 mil à FPF para compensar o período sem arrecadação. A informação, no entanto, não foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da entidade até o fechamento desta reportagem.

No Paraná, a maior disputa do futebol local foi paralisada em 17 de março. Estão nas quartas de final os times: Athletico, Coritiba, Paraná, Operário-PR, Rio Branco-PR, Londrina, FC Cascavel e Cianorte.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima