Vereador quer suspender lavagem externa dos ônibus de Curitiba

Ideia é economizar água diante da crise hídrica que afeta a cidade. Multa para quem descumprir a norma é de R$ 100 por veículo lavado

Está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) projeto de lei do vereador Rogério Campos (PSD) que determina a suspensão da lavagem externa de veículos do transporte coletivo na Cidade. A medida ficaria em vigor apenas em períodos de racionamento de água no Município. O Paraná enfrenta a pior estiagem dos últimos 40 anos.

A ideia do vereador é que a medida seja aplicada para a frota oficial dos ônibus de Curitiba. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 100 por veículo lavado. Para Rogério, esse projeto ajudaria a economizar água durante o período de crise hídrica que afeta a todas as regiões.

De acordo com o parlamentar, que também é vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), um coletivo convencional, com capacidade para 90 passageiros, precisa de 400 a 500 litros de água para a limpeza externa. No caso dos biarticulados, que têm 270 lugares, a lavagem precisaria de 600 a 700 litros.

Segundo o autor, o projeto também pode ser uma forma de conscientizar a população sobre o desperdício de água na lavagem de carros e calçadas. Apesar da proposta, o vereador afirma que a limpeza interna dos ônibus continuará sendo feita, com o objetivo de manter um transporte de boa qualidade.

O projeto já foi lido durante o pequeno expediente da sessão remota e está na Procuradoria Jurídica (Projuris). Na sequência, a proposta vai para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso seja acatado, será analisado pelas demais Comissões Permanentes da Câmara.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima