Preocupação com o SUS e a família são maiores do que economia, apontam leitores

Questionário tenta acompanhar as angústias de quem está tentando manter o isolamento social na cidade

Os leitores do Plural que estão compartilhando conosco suas impressões do isolamento social e demais consequências da pandemia de covid-19 em suas vidas estão preocupados com o sistema público de saúde e lidando com mudanças grandes na rotina de trabalho e da família. Mais de cem pessoas atenderam ao pedido do jornal para responder a nosso primeiro questionário semanal, 99% de Curitiba e região metropolitana.

O questionário tenta acompanhar as angústias de quem está tentando manter o isolamento social na cidade, cujas escolas fecharam no último dia 20 de março. Nesta terça-feira um novo questionário será enviado por email. Muito embora a amostra não seja representativa da população como um todo, as respostas servem para os jornalistas do Plural identificarem o que está no radar de nossos leitores nesse momento sui generis na história da cidade. (Se quiser participar, responda o primeiro questionário aqui).

Entre as respostas coletadas, chama a atenção a indicação de impacto na rotina familiar, apontado por 60% dos respondentes. O índice provavelmente reflete a suspensão das aulas, que transferiu para os pais os cuidados com as crianças enquanto tentam se adaptar ao trabalho em home office, algo desafiador mesmo fora do contexto de uma pandemia.

A relação com o trabalho pode ser vista nas respostas à questão relativa a isso, que teve índices semelhantes aos da rotina familiar, sugerindo (mas obviamente não provando) uma correlação. 

Apesar das mudanças, os leitores manifestaram ter aderido ao isolamento social. Mais de 90% se diz ou completamente isolado ou só saí se inevitável. Os entrevistados também indicam ter alterado a rotina, cancelando planos e deixando de comer fora para restringir o contato com outros. 

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: O quanto você está praticando distanciamento social?. Número de respostas: 101 respostas.

A grande preocupação é com a capacidade do sistema de saúde suportar o aumento da demanda com o registro de mais casos da doença. As consequências econômicas só aparecem em quarto lugar, depois do temor de que familiares, especialmente idosos, contraiam a doença.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima