Municípios do PR têm problemas com gestão do lixo

Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas aponta 14 irregularidades na coleta seletiva, triagem e destinação final de resíduos sólidos urbanos

Após avaliar a gestão do lixo em dez municípios do Paraná em 2019, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) aponta 14 diferentes tipos de irregularidades quando o assunto é resíduos sólidos urbanos. As prefeituras foram notificadas e devem seguir as 73 recomendações expedidas.

A avaliação faz parte do Plano Anual de Fiscalização do TCE e as sugestões foram feitas aos municípios pela Coordenadoria de Auditorias (Caud), que efetuou as fiscalizações. Foram avaliados o planejamento, a prestação dos serviços, a estrutura organizacional e o corpo técnico responsável pela gestão ambiental das dez cidades. São eles: Barbosa Ferraz, Cafelândia, Catanduvas, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Peabiru, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Turvo e Vera Cruz do Oeste.

Entre os principais problemas na gestão ambiental destas cidades estão: ausência de um sistema de coleta seletiva devidamente estruturado e consolidado; inexistência de triagem dos resíduos sólidos urbanos coletados; e disposição final do lixo em terrenos sem as características de aterro sanitário.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima