“História de um casamento” faz retrato sensível das relações

Filme se vale de uma história comum, a separação de um casal, para investigar as sutilezas do amor a dois

Todos nós já estivemos lá: naquele momento em que um relacionamento chega ao fim, seja o nosso, ou de alguém que conhecemos. É uma história comum, uma narrativa das mais ordinárias possíveis – e talvez por isso o longa “História de um casamento”, de Noah Baumbach esteja fazendo tanto barulho. 

Disponível no serviço de streaming da Netflix desde 6 de dezembro, o filme conta a história de Charlie (Adam Driver) e Nicole (Scarlett Johansson). Ele, um prestigioso diretor de teatro em Nova Iorque; ela, uma reconhecida atriz sob sua direção. Aos poucos, o roteiro vai construindo o mosaico da relação dos dois: os detalhes apaixonantes, as manias enlouquecedoras, as qualidades admiráveis e os problemas nunca resolvidos. 

As sutilezas partem das cenas, permeiam os diálogos e chegam à atuação dos dois protagonistas: é como se todas as pequenas nuances de um relacionamento a dois estivessem ali, condensadas em uma história de 2h e 16 minutos. As inquietudes e aspirações individuais, os problemas de comunicação, os acordos velados, as emoções estonteantes (a raiva, a tristeza, o amor, o cansaço e tantas outras).

A delicadeza da obra, no entanto, parece ter passado longe do impacto que o longa teve na crítica. Só no aquecimento para o Oscar, foram seis indicações ao Globo de Ouro 2020: Melhor Filme de Drama, Melhor Atriz e Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Drama, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.

Se em um primeiro momento “História de um casamento” pode parecer uma história sobre separação, um segundo olhar talvez revele que o drama de Noah Baumbach é, na verdade, uma história de amor. 

Serviço
“História de um casamento” está disponível na Netflix.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima