ONU exibe filmes sobre migração em Curitiba

Evento na Biblioteca Pública do Paraná é gratuito e organizado pela agência das Nações Unidas para migrações

Nesta quarta (4) e quinta-feira (5), dois longas sobre migração serão exibidos em Curitiba, na Biblioteca Pública do Paraná. A exibição integra a primeira participação da capital paranaense no Festival “Cine Migração”, promovido pela Organização Internacional para Migração (OIM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento celebra o dia internacional do migrante, festejado em 18 de dezembro, e ocorre simultaneamente em 100 países. No Brasil, são sete cidades que recebem o festival: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Boa Vista (RR), Manaus (AM), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

Com exibições alternadas entre os municípios participantes, a capital paranaense recebe os filmes “A torre” (2018) e “Jovens polacas” (2019). O primeiro é uma animação que conta a história da Palestina pelo viés de um campo de refugiados. O segundo fala sobre o tráfico de escravas brancas vindas do leste europeu para o Brasil. Dirigido pelo carioca Alex Levy-Heller, o filme é baseado em fatos reais. Haverá , ainda, um bate-papo após as exibições e uma exposição artística no local.

“O Cine Migração apresenta filmes que abordam os desafios da migração e as contribuições únicas que os migrantes trazem para suas novas comunidades. O objetivo é fomentar uma discussão mais ampla sobre um dos maiores fenômenos do nosso tempo”, destaca o chefe de missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux.

Fora da programação do Festival, no dia 18 de dezembro (quarta-feira), o documentário “Feitos de Coragem” será exibido na Cinemateca de Curitiba. O filme é resultado de uma campanha que buscava contar histórias de imigrantes e refugiados que vivem no Brasil. A oficina que deu origem à obra realizada em Curitiba e Brasília, em parceria com a OIM.

Serviço
Festival Cine Migração
Quando: 4 de dezembro (quarta-feira) às 17h; 05 de dezembro (quinta-feira) às 15h
Onde: Biblioteca Pública do Paraná, na rua Cândido Lopes, 133 (Centro)
Entrada franca, a programação completa e mais detalhes podem ser conferidos no site da OIM.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima