Inédito: Litercultura traz o colombiano Juan Cárdenas

Autor ainda não tem obra traduzida para o Brasil - seu texto para o livro do evento é a primeira publicação

Em sua penúltima noite, nesta quinta-feira (15), às 20h, o Litercultura traz ao público – em caráter inédito – o escritor e tradutor colombiano Juan Cárdenas. Antes da mesa, a programação no pátio da Capela Santa Maria contará com duas atrações.

Às 18h30, o público poderá conhecer poemas escritos e lidos por estudantes de diversas nacionalidades, ligados ao projeto “Português Brasileiro para a Migração Humanitária”, da UFPR. Mais tarde, às 19h, quem sobre ao palco é a venezuelana Ninoska Pottella. 

Juan Cárdenas é nascido na Colômbia, mas ao longo de sua formação, morou por um período em Madri. É dessa sua experiência que Cárdenas dá início à sua reflexão sobre o tema central do evento. Para o autor, o processo chega a ser antropofágico, à la Oswald de Andrade: quando suas raízes latino-americanas foram devoradas pela cultura espanhola. 

“Nesses bares, durante a receosa calma da mudança de século, fui testemunha de uma belíssima transformação no espanhol peninsular, que acabou por abrir-se para receber outros ritmos, outros léxicos, outras entonações modeladas em geografias remotas”, conta. Seu texto para o livro do evento, intitulado “Fronteiras”, é a primeira publicação do colombiano no Brasil. 

Serviço

Litercultura 2019
Conversa com o escritor colombiano Juan Cárdenas. Mediação de Isabel Jasinski.
Quando: 15 de agosto, quinta-feira, às 20h. Antes, às 18h30, haverá leitura de poemas por alunos de Português como Língua Estrangeira do Projeto de Extensão da UFPR, e às 19h, apresentação de Ninoska Potella, música da Venezuela.
Onde: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Os ingressos são gratuitos e distribuídos a partir das 18h no dia de cada apresentação.

Programação completa

15 de agosto
18h30 Literatura de Refúgio – poemas de várias nacionalidades feitos e lidos por alunos de Português como Língua Estrangeira do Projeto de Extensão da UFPR.
19h Ninoska Pottella – música da Venezuela
20h Juan Cárdenas (Colômbia). Mediação de Isabel Jasinski.

16 de agosto
18h30 Show de André Abujamra – As 9 faces do Sr. Abu: uma viagem musical pelo mundo de um dos maiores artistas brasileiros.
20h Igiaba Scego (Itália). Mediação de Maria Célia Martirani.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima