Queijo canastra foi eleito o melhor do mundo? Não é bem assim

Ranking do Taste Atlas é formado a partir do voto popular, sem nenhum critério técnico

Numa época em que as fake news correm soltas, nem o noticiário gastronômico está a salvo. Nesta semana, o site Taste Atlas, da empresa indiana Citrus Bug, divulgou em seu Instagram o ranking dos 50 melhores queijos do mundo.

O queijo canastra, produzido em leite cru em Minas Gerais, único brasileiro na lista, teria desbancado franceses, italianos, holandeses e de outros países para ser eleito o melhor do mundo.

Além da comemoração nas redes sociais, o suposto feito incrível do queijo brasileiro foi noticiado por grandes veículos como G1, UOL e Estadão. Os títulos não deixavam dúvidas: “queijo mineiro lidera ranking mundial” ou “queijo canastra é eleito o melhor do mundo”.

Era preciso ler a notícia completa para descobrir que o ranking, na verdade, é montado a partir da votação popular e que não há nenhum critério objetivo ou júri técnico para estabelecer qual é o melhor queijo do mundo. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode votar na plataforma.

“Imagine que você lançou um livro. Agora imagine que seus familiares e amigos deram a ele nota máxima, fazendo com que decolasse para o topo do ranking de um site como o da Amazon. Tirando a parte que todo sabe (a alegria do pódio, mesmo que temporário), qual é a relevância real disso, levando em conta as demais obras que integram a ‘disputa’ e a forma de ‘votação’? Pois essa foi mais ou menos a situação envolvendo o Queijo Minas Artesanal da Canastra que ganhou o noticiário nacional na semana que passou”, escreveu no Instagram o jornalista especializado Eduardo Tristão Girão, um dos maiores conhecedores de queijos mineiros.

Basta acessar o site para perceber que o ranking é dinâmico e muda o tempo todo. Na noite deste domingo (26), o canastra aparece em oitavo lugar. Em primeiro está o italiano fiore sardo, em segundo lugar o njeguški sir, do Montenegro, e em terceiro o golka polonês. Amanhã, a lista pode mudar novamente.

Apesar do destaque que o canastra ganhou nas redes e na imprensa, a notícia não passa de uma curiosidade, já que o TasteAtlas não concedeu nenhuma honraria especial ao queijo mineiro.

“Claro que divulgação internacional é bem-vinda e que ficamos felizes por ver nossa bandeirinha no primeiro lugar, mas estamos falando de um (maravilhoso) queijo que mal consegue sair legalmente do estado em meio a gigantes europeus com aparato de proteção, divulgação e distribuição global. Tirando os brasileiros que votaram, quem mais já degustou o Canastra?”, questionou Girão.

Sobre o/a autor/a

7 comentários em “Queijo canastra foi eleito o melhor do mundo? Não é bem assim”

  1. Queijo de minas ganhou 53 concursos de queijos dos 330 que participou mundo afora… e ainda vem falar que é fake news… mas gosto é gosto.. e bom mesmo é só vc, fodão que escreve essas notícias!

  2. Gente, morei anos na Itália. Eita povo recalcado. E olha que eles não precisariam disso, pois têm um setor agroalimentar bastante “ok” e uma culinária reconhecida em todo o mundo. Mas eles não suportam qualquer tipo de concorrência, como qualquer outro europeu (não estão acostumados a concorrer e por isso são protecionistas). Tentam desmerecer tudo que vem de fora. A verdade é uma só:a Europa não suporta o fato de que o Brasil tem um futuro, enquanto eles têm só um passado. Pobre povo recalcado e invejoso! Triste fim.

  3. Mas gente! Qualquer hora tu vem dar um giro na Canastra e prove nossos queijos! Com certeza deve ser um bom conhecedor de queijos e vai saber avaliar positivamente ?

  4. Quanto recalque, meu Deus. Claramente um reporter italiano com inveja querendo desmerecer um queijo brasileiro. Se fosse um queijo europeu que tivesse vencido, estariam comemoramdo sem parar e não encontrariam nenhum problema na escolha. Recalque é fogo!! viva o agroaliemntar do Brasil!!

  5. Claro que um informação relevante só poderia vir deste repórter. Eu mesmo cai nesta fake news dos grandes portais, parabéns pelo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima