Perfis falsos de prefeituras fazem campanha para presidenciáveis no Twitter

Prefeitura de Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, vai denunciar o caso à Polícia Civil. Nome da prefeitura de Xambrê, no oeste do estado, também é usado

A prefeitura de Itaperuçu, município da região metropolitana de Curitiba, vai denunciar ao Nuciber (Núcleo de Combate aos Cibercrimes), da Polícia Civil, um perfil falso na rede social Twitter que usa seu nome e faz campanha pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Já um perfil atribuído à prefeitura de Xambrê, no oeste do estado, compartilha publicações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Procurada pelo Plural, a assessoria de comunicação da prefeitura de Itaperuçu informou que a administração municipal não possui conta no Twitter. As ações da prefeitura são divulgadas no Facebook e no Instagram. Em nota, a prefeitura informou que “o departamento jurídico está realizando ata notarial de todas as ofensas e irá representar junto a delegacia de crimes cibernéticos.

(Reprodução/Twitter)

“Paraná acima de tudo, Deus acima de todos” é o lema do perfil falso. A primeira postagem, feita no dia 31 de maio deste ano, é uma declaração de apoio a Bolsonaro e seus filhos, Carlos, Eduardo e Flávio. O perfil compartilhou ainda postagens de Flávio e Carlos Bolsonaro e um vídeo publicado pelo deputado estadual do Rio Anderson Moraes (PSL), que mostra um facão com a imagem do presidente. No dia 1 de junho, o perfil afirmou que a prefeitura de Itaperuçu “vai voltar mais racista do que nunca”.

(Reprodução/Twitter)

A assessoria de comunicação da prefeitura de Xambrê informou ao Plural que não possui conta no Twitter e que não sabia da existência do perfil falso. “Olá gostosas de Xambrê e região!!!!!”, diz a primeira postagem, do dia 30 de maio. Desde então, o perfil, que se intitula “Conta oficial de nossa linda Xambrê” compartilhou 11 postagens do perfil oficial de Lula.

(Reprodução/Twitter)

No dia 1º de junho o perfil desejou “Feliz mês do viado pra todos os viados de Xambrê e região” (sic).

Ecossistema

Perfis falsos de prefeituras formam um verdadeiro “ecossistema” no Twitter. Trocam marcações e postagens e chegam a “declarar guerra” entre as cidades. No início do mês, um perfil atribuído à prefeitura de Arapiraca (AL) fez uma “convocação” às prefeituras de Umuarama, Xambrê, Colorado, Cantagalo, Jataizinho, Itaperuçu e Faxinal (todos perfis falsos) para “resolver o problema do micro pênis e da calvície”. Outro perfil citado, com o endereço @chappref, é inexistente.

Entre os citados, os perfis atribuídos às prefeituras de Umuarama e Jataizinho admitem em suas biografias que não são oficiais. A conta que leva o nome da prefeitura de Faxinal (ou “Faxinalllll”) diz que fornece “notícias 100% atualizadas para nossa population”, e a atribuída ao município de Colorado apenas exalta a cidade. Já o perfil que seria da prefeitura de Cantagalo foi suspensa pelo Twitter.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima