Guia cultural: sete ideias bacanas do que fazer nos próximos dias

Seleção do Plural inclui bate-papo literário, espetáculos e uma exposição "ciborgue" na Caixa Cultural

O Plural selecionou sete eventos de arte e cultura que ocorrem nesta semana e na próxima. São algumas ideias legais do que fazer em Curitiba. Confira a seguir.

1. “Noite Ciborgue”

Artes visuais

A Caixa Cultural Curitiba abre a exposição “Noite Ciborgue”, idealizada pela artista Aricia Machado. A mostra, que aborda a relação entre a tecnologia e o ser humano, é composta por uma instalação lumínica, esculturas em resina e sucata eletrônica. Entrada franca.

De 25 de junho a 25 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h, na Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). Outras informações, aqui

Instalação que faz parte da exposição “Noite ciborgue”, na Caixa Cultural. (Foto: Divulgação)

2. Conversa entre Amigos

Bate-papo literário

O encontro literário “Conversa entre Amigos” volta a acontecer em Curitiba com um bate-papo sobre o romance “Tudo é rio” com a presença da autora, a mineira Carla Madeira. Ela foi a escritora de ficção mais lida do Brasil em 2021. Para participar, basta confirmar a presença pelo WhatsApp de Rafael Krebs, um dos organizadores: (41) 999 343 811.

Quinta-feira (30), às 19h, no auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON). 

3. Oficina de Música de Curitiba

Shows, concertos e espetáculos

A Oficina de Música de Curitiba está de volta em sua 39a edição com  170 eventos, sendo 105 com entrada grátis. As inscrições para os cursos já se encerraram, mas ainda dá tempo de curtir os concertos, shows e espetáculos que acontecem por toda a cidade. 

De 30 de junho a 10 de julho, em diversos espaços de Curitiba. Veja a programação completa aqui.

4. Praça Viva

Apresentações culturais na Praça Santos Andrade

A Praça Santos Andrade recebe a quarta edição do “Praça Viva”, evento mineiro que fará sua primeira parada no sul do país em Curitiba. Entre 9h e 19h, acontecem atividades gratuitas de música, teatro e circo voltadas para crianças e adultos. A programação conta, ainda, com o “Cozinha show”, performance do chef Gui Guzela que vai ensinar o preparo de uma receita típica curitibana.

Sábado (25) e domingo (26), das 9h às 19h, na Praça Santos Andrade. Veja a programação completa nas redes sociais do evento

Olho Rasteiro agita a Praça Santos Andrade neste fim de semana. Foto: divulgação

5. “Dois Perdidos Numa Noite Suja”

Peça de teatro

Dois anos depois da estreia, o espetáculo “Dois perdidos numa noite suja” retorna aos palcos. Inspirado no conto “O terror de Roma”, do escritor italiano Alberto Moravia, Plínio Marcos constrói o seu drama urbano. A história gira em torno de dois personagens que têm destinos cruzados. A entrada é gratuita. Os ingressos são liberados uma hora antes do espetáculo e são limitados.

De 23 de junho a 3 de julho. De quinta a domingo, às 20h, no Teatro Novelas Curitibanas Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti 1.222 – São Francisco). Outras informações, aqui.

6. “Deste lado do muro”

Exposição de fotografias

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) recebe a exposição “Deste lado do muro”, do fotojornalista Francisco Proner. A mostra revela detalhes da situação carcerária na América Latina e do cotidiano das pessoas privadas de liberdade nesses espaços. A entrada é gratuita.

De 23 de junho a 19 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Sede dos Núcleos Especializados da DPE-PR (Rua Benjamin Lins, 779 – Batel). Outras informações, aqui.

7. “Estilhaços e […] algo assim” 

Peça de teatro

“Estilhaços e […] algo assim” volta aos palcos em comemoração aos 10 anos de estreia. Criado a partir de registros dos atores sobre lembranças marcantes de quando eram crianças, o espetáculo é indicado para toda a família. O cenário vai sendo construído em tempo real em coautoria com os espectadores. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados uma hora antes na bilheteria do teatro.

De 25 de junho a 3 de julho, sábados e domingos, às 15h. Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural (Av. República Argentina, 3.430 – Água Verde). Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima