Festival Jacaré recebe 285 contos baseados em fake news

Vencedor será anunciado no dia 20 de junho em live com a atriz e escritora Maureen Miranda; conheça o júri

O Festival Jacaré encerrou o período de inscrições com 285 contos na competição. A partir de agora, um júri de jornalistas, escritores e editores irá analisar os textos para poder anunciar o grande vencedor. O resultado será anunciado no dia 20 de junho, e o ganhador recebe um prêmio de R$ 2,5 mil.

Criado pelo jornal Plural e pela escola de comunicação Red Hook, com apoio da agência Regra dos Terços, o festival tem como mote “devolver a ficção para a ficção”. Todas as histórias têm que ser baseadas em algum boato espalhado na Internet e nas redes sociais nos últimos anos.

As histórias inscritas falam de Covid, vacina, mamadeiras eróticas, processos judiciais e muito mais. “O pessoal comprou a ideia. A gente não tinha a menor ideia de que ia ter tanto inscrito”, afirma Rogerio Galindo, um dos fundadores do Plural. “É um esforço que a gente está fazendo para mostrar o quanto essas histórias falsas são ridículas e ao mesmo tempo perigosas”, diz Rosiane Correia de Freitas, coordenadora-geral do Plural.

O júri será composto pelos jornalistas Irinêo Bapista Netto (Plural), Luiza Sahd (Uol), Renata Simões (TV Cultura); pela jornalista e escritora Marleth Silva (indicada ao Jabuti e autora de dois livros); e pelos editores Leonardo Garzaro (Rua do Sabão) e Daniel Lameira (Antofágica e Aleph).

A live em que os resultados serão anunciados será apresentada pela atriz e escritora Maureen Miranda (Globo), que acaba de lançar o seu primeiro livro de contos.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Festival Jacaré recebe 285 contos baseados em fake news”

  1. Roberto Rodrigues da Silva

    Boa tarde a todos vocês!

    Como posso ter acesso ao resultado do Festival Jacaré de contos baseados em fake news?

    Atenciosamente:Roberto

  2. Bom dia, prezados.
    Como podemos acessar a live ou o link do resultado do prêmio literário Festival Jacaré?
    Agradecemos a atenção.
    LP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima