Curitiba vai vacinar adolescentes de 17 anos a partir da semana que vem

Decisão contraria recomendação do Ministério da Saúde que tem sido criticada por especialistas

Nesta terça-feira (21), A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), definiu o início da vacinação de adolescentes de 17 anos sem comorbidades para a próxima terça-feira (28). A prefeitura de Curitiba anunciou que vai seguir a decisão estadual.

O início da vacinação em menores de idade sem comorbidades contraria uma recomendação do Ministério da Saúde que tem sido duramente criticada por especialistas.

Também foi estabelecida a abertura oficial da vacinação do grupo entre 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas e privados de liberdade. As doses utilizadas pelos municípios serão da possibilidade do volume remanescente da reserva técnica exclusivamente do imunizante da Pfizer/BioNTech, considerando que não houve, ainda, repasse de doses destinadas para este público por parte do Ministério da Saúde.

O seguimento para as demais faixas etárias sem comorbidades se dará desde que o Ministério da Saúde reavalie o posicionamento e inclua a imunização deste público sem condições pré-existentes no PNI. 

Os municípios que ainda não terminaram a vacinação da população adulta (acima de 18 anos), devem aplicar preferencialmente o imunizante da Coronavac como primeira e segunda doses, uma vez que o Estado recebeu os imunizantes e tem a garantia do fechamento do esquema vacinal, sem qualquer prejuízo.

A Sesa e o Cosems/PR também ressaltaram a importância de seguir o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e a utilização do imunizante da vacina Pfizer para adolescentes, único autorizado no momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Matéria produzida por Jully Ana Mendes sob a orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima